Bicharada de A-Z (Parte 1 – Ácaros)

— A —

Ácaros ou Sarna – Estes em particular causam-me alguma urticaria de pensar neles, no entanto há que saber que existem vários tipos de sarna e nem todos são contagiosos entre pessoas e animais. Interessa-nos saber que a sarna é causada por ÁCAROS, que são pequenos parasitas da pele, que ao encontrarem o seu hospedeiro (normalmente cães ou gatos) instalam-se em diversas regiões – Consoante o tipo  e espécie de ácaro. Os mais comuns são o Demodex, Octodectes, Sarcoptes e Notoedres. Destes só o Sarcoptes e o Notoedres é que são Zoonose.

Um Exemplo de um destes tipos de ácaros em acção – Neste caso o Sarcoptes, que é um ácaro escavador e também uma zoonose (o que quer dizer que se não for tratado, pode passar para seres humanos).

Se o seu cão/gato se coça, perdeu pêlo,  tem lesões na pele e mostra óbvio desconforto, o primeiro passo é dirigir-se a um veterinário.

Esqueça as farmácias. Apesar da boa vontade, só um médico veterinário poderá confirmar o diagnóstico – e o medicamento errado para além de não resolver o problema, pode piorar a situação do seu animal de estimação.

Com os ácaros o melhor a fazer é investir na prevenção e evitar o contacto com animais doentes. Este é um problema tratável com a medicação certa e de fácil prevenção com um anti-parasitário como uma pipeta por exemplo.

Literatura online:

Advertisements