Bicharada de A-Z (Parte 0)

Bom dia, boa tarde, boa noite!!!

Para quem me conhece, não é novidade que sou maluca por bicharada. Dizia uma amiga de longa data que este redireccionar da minha carreira: “Faz todo o sentido!”

Pois é, assim sendo hoje vou começar uma série de posts sobre um tema bastante interessante, que poderá ser bom para mim (no sentido de reforçar conhecimentos) mas também para o leitor (que tem ou não um animal de estimação, mas que não se livra das doenças que podem ser transmitidas entre espécies).

As Zoonoses de grosso modo, são doenças que podem ser transmitidas do homem para os animais e dos animais para o homem.

Essas doenças são desencadeadas por bactérias, fungos, vírus, parasitas (os meus favoritos) entre outros. No GERAL são doenças pouco preocupantes para o ser humano com o sistema imunitário saudável, no entanto isso não invalida que a prevenção e os devidos cuidados de higiene sejam uma necessidade. Não nos podemos esquecer de que vivemos em sociedade, coabitando com crianças, idosos, pessoas fragilizadas e animais.

Posto isto, fica aqui a minha introdução ao tema. Nos próximos dias publicarei posts com informação genérica sobre Zoonoses e doenças que são preocupantes para os nossos pets. Não sendo médica veterinária, em caso de algum erro, por favor, sintam-se confortáveis para me chamar a atenção. Este é um espaço sempre aberto à melhoria.

