Higiene oral em crianças até um ano de idade

Com o nascimento de um filho, surgem sempre algumas dúvidas nas mais variadas áreas da saúde infantil. Partilho convosco algumas considerações da Ordem dos Médicos Dentistas, deixando também o alerta de que a higiene oral dos bebés deve ser feita diariamente com a ajuda de uma compressa, até que seja possível introduzir uma escova de dentes.

QUANDO SE DEVEM INICIAR OS CUIDADOS DE SAÚDE ORAL INFANTIL?
Devem iniciar-se com conselhos pré-natais aos futuros pais sobre a importância de manter uma boa saúde oral. Os cuidados de saúde oral infantil devem ser vistos como a base para uma educação preventiva que proporcione as condições normais para um óptimo crescimento, desenvolvimento e funcionamento. Mesmo antes da erupção dos dentes, devem limpar-se as gengivas do bebé com uma gaze humedecida com água, pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente à noite, bem como estabelecer hábitos correctos de alimentação.

“QUAL A IDADE IDEAL PARA A 1ª CONSULTA DO BEBÉ AO DENTISTA?
A Academia Europeia e Americana de Odontopediatria recomendam a primeira visita ao dentista até ao primeiro ano de idade. Idealmente estas visitas servem para uma observação do estado de saúde oral da criança e informar os pais sobre atitudes preventivas, detectar hábitos nocivos (utilização inadequada de biberão, chupeta) e estabelecer um programa adequado ao grau de risco do bebé.

FONTE: OMD.pt

Saudações a todos os clínicos e aos recentes pais.

Anúncios