Usabilidade e sites “amigos” do utilizador

Os visitantes de um determinado site devem conseguir fazer uma visita minimamente agradável. Isso poderá decidir uma segunda visita, uma terceira, mais do que isso, ou então o total desinteresse pelo espaço.

É chato, mas é assim.

Uma breve consulta num qualquer motor de busca vai elucidar o caro leitor sobre o mínimo de requisitos para ter um site “User Friendly”.

O carregamento rápido, a acessibilidade, a navegação e o conteúdo, são alguns dos pontos principais que poderão decidir o sucesso ou fracasso do seu site.

Para aqueles que como eu pensavam que a usabilidade e a navegação eram quase a mesma coisa, desenganem-se meus amigos!

A usabilidade é aquela “coisa” que faz um tipo entrar no site e de chapa perceber o que se passa lá dentro, para onde vai isto, para que serve aquilo, e o faz sair de lá todo feliz porque conseguiu o que queria. Uma má usabilidade acontece por exemplo quando procuramos algo dentro do site que deveria estar logo à vista ou disposto de um modo intuitivo e fácil. O utilizador é preguiçoso e obriga-lo a pensar é sinónimo de dizer: “Ora amigo, adeus e um queijo!”. E acreditem que a cruz no canto superior direito do browser é dos ícones mais intuitivos que conheço.

Já a navegação, diz o Pinceladas que “o usuário (aka utilizador) deve estar a todo momento a não mais de 2 clicks de seu destino. Isso não é fácil de fazer, mas facilita e muito as visitas”.

Uma correcta hierarquia das ligações, um espaço de contactos, um mapa do site sempre acessível, podem fazer a diferença.

(To be continued…)

http://www.dailyblogtips.com/user-friendly-website/

http://www.pinceladasdaweb.com.br/blog/2008/01/03/caracteristicas-de-um-site-user-friendly/

http://hospedagemdesites.com.br/2010/algumas-caracteristicas-de-um-site-bem-construido/

http://www.kobal.com.br/index.php/10-caracteristicas-de-sites-que-vendem-melhor/

Anúncios