Saúde Mental no Algarve

A Associação de Saúde Mental do Algarve – ASMAL é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.), sem fins lucrativo, pessoa colectiva reconhecida de utilidade pública, instituída em 1991, interessada fundamentalmente na realização de acções de apoio ao doente mental e promoção da saúde mental na comunidade.

Durante as últimas duas décadas a ASMAL tem desenvolvido um amplo programa de reabilitação social e profissional dirigido a doentes mentais de evolução prolongada nas suas diversas valências, entre elas:

Centro de Reabilitação Sócio-Profissional, Fóruns Sócio-Ocupacionais de Faro e Almancil, Unidade de Vida Apoiada (Lar Residencial), Gabinete de Apoio às Famílias, Gabinete de Informação e Divulgação e Gabinete de Avaliação e Encaminhamento. Estas estruturas são de extrema importância para uma população-alvo que carece de qualquer outro tipo de apoio que não o de cariz hospitalar.

A ASMAL comemora durante o ano de 2011 o seu 20º aniversário. São 20 anos de trabalho que contam com o apoio e parceria de várias entidades públicas e privadas.

Por exemplo, o novo Centro de Educação, Formação e Integração Profissional do Algarve da ASMAL foi edificado graças ao co-financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional do IEFP e de várias autarquias do Algarve, no terreno cedido pela Câmara Municipal de Loulé.

Este centro permite acolher um total de 120 formandos, oriundos de todos os concelhos do Algarve, tendo em conta o âmbito regional da instituição.

 

V.Inácio

Advertisements