Slogan

O slogan, para quem não sabe, é uma “espécie de assinatura” da uma empresa, entidade, marca, produto… and so on…

A maior dificuldade na criação e um slogan está na fórmula. Sim! Cada elemento do mesmo deve ser pensado de modo a reflectir em breves palavras a filosofia da marca/entidade/produto (já passamos por isto lá em cima)…

Quando pensar num slogan pense em algo curto, que fique no ouvido e que possa despertar a curiosidade de quem o ouve ou lê. O desejo de saber mais vai levar o público a procurar mais informações. Isso implica que o slogan fique na cabeça, que seja de fácil memorização. Consoante o objectivo do slogan, assim deve ser desenvolvido. Fui pouco clara, eu sei, mas explico já.

Vejamos por exemplo a marca de pulseiras “Pandora”. Aparte de existirem inúmeras marcas concorrentes, a Pandora continua a ser a marca “top of the mind” (pelo menos em Portugal, parece ser e corrijam-me se estiver enganada). Isto porque a sua mensagem de singularidade foi tão eficaz e teve tanto impacto no público-alvo que em pouco tempo as Pulseiras Pandora passaram de um simples elemento de joalharia para um “must have”. “A vida está cheia de momentos inesquecíveis” é um dos slogan usado pela Pandora. Esta mensagem remete para a singularidade de cada peça, pulseira ou outro elemento de joalharia, tocando no íntimo das compradoras. E isto é importante porquê? Nos dias de hoje, a singularidade, a diferenciação é quase inexistente! A possibilidade de criar e ser proprietária de algo que é “apenas nosso”, único, é um chamariz tão forte como o açúcar para as formiguinhas. Chega a ser cruel o jogo da publicidade, porque mesmo sabendo como esta funciona, se o jogo for bem jogado, esta será uma luta renhida.

Vejamos outros exemplos:

-“TMN – Até já“, este é tão obvio, num misto de simpatia e afirmação de que precisamos deles, da marca, que me deixa pessoalmente entre o riso irónico e o inevitavel curvar perante o brilhantismo com que esta mensagem foi trabalhada. Eles estão aqui, alí, lá, em todo o lado, e mesmo que sejamos clientes de outra operadora, não há volta a dar porque algum amigo, família, chefe será cliente da marca, é inevitavel um “até já”!

-“Pingo Doce – Venha cá“, este slogan por si só, é um convite. Um reforço. A marca em questão já era bastante conhecida no mercado. Toda a campanha que foi realizada em torno desta mensagem mostrou ser direccionada com intuito de “convidar” o cliente a essa visita a um sítio já familiar. Verdade seja dita: curta, simples e eficaz. A exposição á mensagem, o modo como foi tratada (outdoors, músicas, lojas) também foi responsável pela sua quota parte de sucesso.

“Optimus – Do que é que precisas?”… outro muito giro… podiamos ficar aqui o resto do dia…

Lembrem, o slogan deve representar o que a empresa faz, e numa frase breve, sintetizar o posicionamento, da marca ou produto.

Diz-se também que a receita passa pelas palavras mais usadas em slogans. Segundo o Banco de dados da ADSlogans Unlimited, as 20 mais são: Você; seu; nós; mundo; melhor; mais; bom; melhor que; novo; experimente; pessoas; nosso; primeiro; parecido com; não; o mais; somente; qualidade; grande; escolha.

Pessoalmente acho que devemos fugir a estas e tentar jogar com a originalidade, mas muitas vezes o obvio funciona sem igual! Confuso? 

Ninguém disse que seria fácil. Tente ser original, apresentar a sua empresa, pedir opiniões, fazer testes. Tente o mais obvio e o mais disparatado! Nunca sabemos de que caminho podem vir os melhores resultados!

*Nota: Não tenho contrato com nenhuma das marcas referidas sendo que estas são apenas exemplos. Post agendado

Anúncios

4 thoughts on “Slogan

  1. Adoro slogans… adoro publicidade… adoro marcas… algo que vai ser importante para a minha estratégia de marketing para a nova jersey da “shimano”. que tal:

    “Pedalando por si”!!! lolololol

    Gostar

    1. olha… contextualizado faz sentido! 🙂 Se me ocorrer alguma ideia, até te posso ajudar… bem, por acaso até tenho os valores que um dos “grandes” cobrou na última volta a portugal… hmmm… se calhar até te dava umas ideias!

      Gostar

  2. Era optimo essa ajuda… estou mesmo com a ideia de arranjar um bom pack de sponsors para um equipamento novo… Já vi tanta coisa, desde casamentos e batizados patrocinados, acho que uma jersey financiada não fará mal a empresa nenhuma…

    Gostar

    1. ok, então mas shiu! Não fui eu que te mostrei essas coisas! 😉
      Condição: quando fores famoso, lembra-te da tua RP favorita. 😉

      Gostar

Os comentários estão fechados.